Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Boca aberta e sinusite podem ser sinais de adenoide

Por Dra. Jeanne Oiticica

A tonsila faríngea, conhecida também como adenoide, é um tecido linfoide, cuja função está relacionada ao sistema de defesa do organismo, que fica localizado bem no fundo do nariz, na parte mais interna, quase no centro da face, no ponto de encontro entre nariz e ouvidos.

Os principais sintomas que sinalizam a presença de adenoide são roncos, apneia, adenoidites, otites, faringites, sinusites, hipodesenvolvimento do terço médio da face, voz anasalada, obstrução nasal, diminuição da acuidade auditiva.

A síndrome do respirador bucal (aquela criança que vive sempre de boca aberta) também é um sintoma e ocorre em 13% das crianças, dentre estas, 80% apresentam hipertrofia de adenoide.

A hipertrofia ou hiperplasia de adenoide (aumento do volume e da massa tecidual) surge na 1ª infância, com tendência hereditária. Em geral é decorrente de infecções de repetição da adenoide, as chamadas adenoidites. “O tecido reage às infecções crescendo e aumentando o número de células, tudo isso para incrementar a imunidade do pequeno.

As repercussões clínicas só ocorrem quando há inflamações e infecções recorrentes e ou o aumento excessivo do tamanho do tecido, explica a Dra. Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Uma das recomendações de tratamento é a cirurgia para retirada da adenoide, porém, consensos apontam que não seja realizada antes dos dois anos de idade pelo risco de recidiva do problema.

“É preciso avaliar os benefícios que a cirurgia pode trazer. Se indicada, deve ser feita entre os 3 e 6 anos, já que após os seis anos de idade a adenoide tende a atrofiar e regredir, pois o seu papel na imunidade começa a decair dos 4 a 6 anos, a medula óssea amadurece e assume boa parte da função imunológica”, detalha a especialista.

Abaixo a Dra. Jeanne passa algumas dicas aos pais para que percebam os sinais de adenoide:

· Crianças com infecções de ouvidos, nariz e garganta de repetição ou recorrentes devem sempre passar por consulta com o Otorrinolaringologista.

· Da mesma forma aquelas que roncam ou sofrem pausas respiratórias durante o sono.

· Fique atento se a criança está sempre de boca aberta.

· Voz anasalada, obstrução nasal, sono agitado e despertares frequentes durante o sono podem ser sinais também.

· Déficit ponderal, atraso de crescimento e baixo rendimento escolar dos 2 aos 6 anos de idade, por não escutarem bem, são alertas para procurar o médico otorrinolaringologista.


 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web