Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Menstruação atrasada: 13 causas que não têm nada a ver com gravidez

Fontes: MD Saúde


Menstruação atrasada é uma assunto que costuma deixar a mulherada de cabelos em pé. Isso porque este costuma ser interpretado como um sinal clássico de gravidez e, nem sempre, essa é uma boa notícia quando a própria menstruação atrasada desperta pânico. Entendeu o raciocínio?

Mas, o que quase ninguém sabe é que quando a menstruação atrasa, nem a gravidez é realmente a responsável.

Situações estressantes, alterações hormonais e até mesmo a pílula anticoncepcional é capaz de fazer com que seu ciclo menstrual se altere e o que o tão esperado sangue de cada mês não apareça.

Portanto, se sua menstruação estiver atrasada de 3 dias a 1 ou 2 meses, é aconselhável que você procure um médico.

Visitar um especialista é ainda mais recomendável se você já fez o teste de gravidez da farmácia pelo menos duas vezes no último mês, com 8 a 10 dias de intervalo; e seu resultado foi negativo ou se esses não são sintomas visíveis em seu corpo.

Se esse for seu caso, é provável que o problema seja um desses, listados abaixo.

Confira 13 possíveis causas de sua menstruação atrasada:

1. Primeiras menstruações

No caso de meninas bem novinhas, que acabaram de menstruar, as próximas menstruações depois da menarca, a primeira, podem realmente atrasar.

Isso porque o organismo feminino pode demorar até 5 anos para se adaptar, uma vez que o sistema reprodutor da menina ainda pode estar amadurecendo nesse tempo.

2. Uso prolongado de anticoncepcional


Muitas pílulas podem realmente atrapalhar o ciclo menstrual ou até mesmo cortar a menstruação por completo ao longo do tempo.

Portanto, se você parar de tomar o anticoncepcional, não se assuste se a menstruação atrasar. O organismo precisa de um tempo, aproximadamente 6 meses, para se adaptar à produção hormonal normalmente. Mas, claro, essa não é a única coisa que pode acontecer com seu corpo, se você para com o anticoncepcional.

3. Amamentação

É normal que a mulher se depare com a menstruação atrasada durante a amamentação.

Conforme especialistas, o corpo libera hormônios que inibem a ovulação durante esse período e, com consequentemente, a menstruação pode deixar de vir como deveria.

4. Estresse e ansiedade

O emocional da mulher também pode impactar o ciclo menstrual. Estresse e ansiedade são as duas principais emoções que podem desencadear a liberação de hormônios que, em grande quantidade no organismo, podem ser a causa de sua menstruação atrasada.

5. Obesidade

O aumento da gordura corporal também acaba refletindo no ciclo menstrual, já que pode interferir no funcionamento da hipófise, parte do cérebro que trabalha para regular a liberação dos óvulos.

6. Menopausa

Além da própria menopausa, algumas mulheres podem sofrer com a menopausa precoce a partir dos 35 anos e a menstruação atrasada costuma ser um dos principais fatores.

7. Medicamentos

Alguns tipos de remédio, como os que combatem infecções, inflamações, gripes e resfriados também podem acabar influenciando no ciclo menstrual por desregular a ovulação, em alguns casos.

8. Síndrome dos ovários policísticos

Algumas mulheres acabam produzindo alguns tipos de hormônios em quantidades tão elevadas que podem interferir no funcionamento regular do ciclo menstrual.

9. Problemas na tireoide

Essa glândula que fica na altura do seu pescoço é uma das responsáveis pela produção hormonal do seu organismo. Quando alguma coisa vai mal com essa parte do seu corpo, a tendência é que o restante do corpo sofra impactos, incluindo o ciclo menstrual.

Para ter certeza, é preciso procurar um médico e fazer exames para descobrir se você sofre de hipo ou de hipertiroidismo.

10. Distúrbios alimentares

Anorexia, bulimia e distúrbios alimentares de qualquer natureza podem ser a causa de sua menstruação atrasada.

Assim como o excesso de gordura, a falta do tecido gorduroso também pode ser ruim para o funcionamento do ciclo ovulatório, uma vez que regula a capacidade do corpo feminino de produzir o hormônio estrogênio.

11. Excesso de exercícios físicos

Mulheres que praticam atividades físicas com muito vigor ou em nível profissional costumam ter o ciclo menstrual alterado.

Isso acontece porque o gasto calórico elevada, o estresse dos treinos e a baixa no tecido gorduroso do corpo são combinações capazes de suspender a menstruação.

12. Erro de cálculo

Se seu ciclo menstrual não é regulado, pode ser que você tenha dificuldade em calcular o dia em que a menstruação virá. Por isso, nem sempre usa menstruação está realmente atrasada. Pode ser que ela simplesmente virá 2 ou 3 dias depois do seu cálculo.

Como o útero não tem um calendário fixo, mesmo no caso de mulheres com o ciclo menstrual regular, é possível que ele não haja sempre como um relógio.

13. Amenorreia

Menstruação atrasada há alguns dias não é exatamente, uma amenorreia. Essa é uma classificação mais extrema, normalmente atribuída a atrasos menstruais de três ou mais meses.

O uso de anticoncepcional por muito tempo é uma das causas, da amenorreia; mas se você não estiver tomando a pílula e se, mesmos assim, este for o seu caso, não deixe de procurar um médico.

Várias doenças podem cortar a menstruação e impedir a capacidade de ovular, como problemas uterinos, ovarianos e até mesmo ligados as glândulas cerebrais que controlam a produção de hormônios sexuais.


E você, descobriu porque está com a menstruação atrasada? Se desconfiar de algum problema hormonal ou se a situação persistir por mais meses, não deixe de consultar um especialista.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web