Adicione o Correio do Povo nas suas redes

Notícias

Incapaz de negociar, Governo vai usar Forças Armadas para desobstruir estradas, segundo o Estadão

Incapaz de negociar, Governo vai usar Forças Armadas para desobstruir estradas, segundo o Estadão

sexta, 25 de maio de 2018, às 13h 39min

Tânia Monteiro, O Estado de S.Paulo



Diante da proporção que está tomando o movimento grevista dos caminhoneiros, o governo decidiu endurecer. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, já está autorizado o uso das Forças Armadas para a desobstrução das estradas. O presidente Michel Temer deve fazer um pronunciamento a qualquer momento para falar sobre a greve e fazer uma avaliação da situação.



Como informou o Estadão/Broadcast, a Polícia Federal vai investigar a possibilidade de locaute - participação dos patrões - na paralisação dos caminhoneiros, que entrou hoje no quinto dia, apesar do acordo firmado na noite de ontem. Mesmo com a câmara de compensação proposta pelo governo, que manterá, por meio de subvenções bancadas pelo Tesouro, o preço do diesel estável para os distribuidores, o que se constata hoje é a ampliação dos pontos de retenção das estradas e não a redução do movimento, como esperava o governo. 

Locaute é caracterizado quando empresários de um setor contribuem, incentivam ou orientam a paralisação de seus empregados. Ou seja, é uma greve liderada pelos patrões, com o intento de obtenção de benefícios para o setor, o que é proibido por lei. Segundo o Estado apurou, a avaliação do próprio governo é de que o Planalto subestimou a proporção que a mobilização poderia tomar, um erro do sistema de inteligência, que é comandado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Em Nota, Márlon Reis diz que está confiante do deferimento de sua candidatura

Em Nota, Márlon Reis diz que está confiante do deferimento de sua candidatura

sexta, 25 de maio de 2018, às 11h 31min
Ascom

Diferentemente de outros candidatos que estão tentando de todas as maneiras adiar o julgamento da análise de suas candidaturas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha de Márlon Reis (18) está empenhando todos os seus esforços para que o Tribunal acelere a análise sobre seu registro de candidatura. “Queremos acelerar a análise do TSE, pois acreditamos totalmente que a corte será plenamente favorável a nossa candidatura”, considera Márlon Reis.

A confiança se dá pelo fato de o recurso feito pela candidata adversária errar em fundamentos básicos do Direito. Em seu recurso, a campanha adversária fere claramente a súmula do TSE nº 26, que diz que “é inadmissível o recurso que deixa de impugnar especificamente fundamento da decisão recorrida que é, por si só, suficiente para a manutenção desta”. Isso quer dizer que os recursos têm que obrigatoriamente discorrer sobre todos os fundamentos da decisão da Corte. E isso não foi feito pela candidata adversária, que não “atacou” todos os fundamentos da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), que deu decisão favorável aceitando o registro de candidatura de Márlon Reis.

Com base nisso, a campanha de Márlon Reis está plenamente confiante que o ministro relator do caso sequer aceitará o recurso contra a candidatura de Márlon Reis e trabalha para que isso ocorra ainda nesta sexta-feira.

“Não será essa ação rasteira da velha política que acabará com a esperança do imenso número de tocantinenses que apoia nossa candidatura e que quer fazer a verdadeira transformação no nosso Estado do Tocantins”, reforça Márlon Reis.

 

Prisão de homicida de São Paulo é destaque nas 33 prisões efetuadas pela Polícia Civil no Tocantins

Prisão de homicida de São Paulo é destaque nas 33 prisões efetuadas pela Polícia Civil no Tocantins

sexta, 25 de maio de 2018, às 11h 27min
Ascom

A Polícia Civil do Tocantins, por meio de ação conjunta realizada pela Delegacia de Polícia Interestadual e Captura – Polinter e 5ª Delegacia de Polícia Civil, na Capital, e pelas 13 Delegacias Regionais do interior do estado, deflagrou, nesta semana, a operação “BNMP”, que resultou na prisão de 33 pessoas acusadas pela prática de crimes diversos.

A operação BNMP foi coordenada, em Palmas, pela delegada Suráia Carvalho Vilela, titular da Polinter, e pelo Delegado Evaldo de Oliveira Gomes, titular da 5ª DPC. Já no interior do Estado, as ações foram comandadas pelo Diretor de Polícia do Interior, delegado Márcio Girotto Vilela.

As pessoas submetidas à prisão pela Polícia Civil do Tocantins são acusadas da prática de crimes contra a vida, o patrimônio, à saúde pública, dentre outros, além de prisões civis, pelo não pagamento injustificado de pensão alimentícia.

Conforme a delegada Suráia, “A operação BNMP tem por objetivo reduzir os números de mandados de prisão, em aberto, no Estado do Tocantins”. Além de Palmas, a operação foi deflagrada nas delegacias regionais da Polícia Civil do interior do Estado, para retirar de circulação pessoas criminosos em débito com a Justiça, trazendo paz e tranqüilidade para a população de todo o estado e combatendo firmemente a criminalidade.

Com o nome “BNMP”, a operação faz alusão ao sistema de Banco Nacional de Mandados de Prisão, implementado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em 2011, que possibilita o registro e consulta de informações sobre mandados de prisão, facilitando o conhecimento destas informações por qualquer cidadão, bem como auxiliando autoridades policiais e juízes no exercício de suas funções.

“A operação alcançou os objetivos propostos, uma vez que a grande maioria dos mandados judiciais foram cumpridos, o que significa mais segurança à população. A Polícia Civil está desempenhando seu papel constitucional de Polícia Judiciária e efetuando a prisão de pessoas que o Poder Judiciário assim determinou” pontuou o delegado Evaldo Gomes.

 

Nota de Kátia Abreu sobre parecer do TSE

Nota de Kátia Abreu sobre parecer do TSE

sexta, 25 de maio de 2018, às 11h 25min
Ascom

O registro da candidatura da senadora Kátia Abreu ao governo foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal Regional do Tocantins. Este é um fato. Por essa razão, a candidata Kátia Abreu recebeu com surpresa, mas com serenidade, o parecer do Ministério Público Eleitoral que opinou contra seu registro de candidatura.

O parecer, infelizmente, deixou de examinar os aspectos específicos que diferenciam o caso concreto da Senadora Kátia Abreu dos demais pedidos de registro de candidatura, em especial os fatos de que a candidata não se desfiliou voluntariamente de seu partido anterior, de que sua filiação ao PDT ocorreu no curso da janela partidária e em compasso com as regras em vigor.

A Senadora Kátia Abreu reitera a convicção de que a candidatura, já aprovada, será mantida pelo TSE, a exemplo do que aconteceu no Tribunal Regional do Tocantins e seguirá normalmente a agenda da campanha.

“Estou cada vez mais segura e confiante”, disse Kátia Abreu hoje de manhã.

  

MP sustenta inelegibilidade e pede que TSE negue registro da candidatura de Márlon Reis

MP sustenta inelegibilidade e pede que TSE negue registro da candidatura de Márlon Reis

sexta, 25 de maio de 2018, às 11h 13min
Ascom

O Ministério Público Eleitoral emitiu, nesta quinta-feira, 24 de maio, parecer contrário à candidatura de Márlon Reis (Rede) ao cargo de governador do Tocantins na eleição suplementar de 3 de junho. O parecer, de 12 páginas, é assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, e será uma das peças do julgamento do registro de candidatura previsto para o dia 29 de maio no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No documento, a Procuradoria da República argumenta que o ex-juiz Márlon Reis não tem um ano de domicílio eleitoral no Estado, pois só transferiu seu título para o Tocantins em agosto de 2017. O parecer lembra que, para a disputa de outubro, a legislação mudou e exige apenas seis meses de domicílio eleitoral, mas a alteração não vale para disputas anteriores, mesmo que suplementares.

“A anualidade, nessa linha, não comporta flexibilização casuísta, sendo certo que o texto constitucional revela um amplo campo de incidência, ao se referir à eficácia das leis que alteram qualquer aspecto do processo eleitoral. É dizer, a Constituição inaugurou, com o objetivo de assegurar a segurança jurídica necessária à estabilidade do regime democrático, uma regra induvidosa, que estabelece uma vacatio legis qualificada às leis eleitorais”, destaca o documento.

A exemplo do que fez no parecer contra a senadora Kátia Abreu, o MP volta a sustentar que, na democracia, o protagonismo político não é individual, mas sim dos partidos.

 


MP aponta dupla inelegibilidade de Kátia Abreu e pede que o TSE negue registro de candidatura à senadora

MP aponta dupla inelegibilidade de Kátia Abreu e pede que o TSE negue registro de candidatura à senadora

sexta, 25 de maio de 2018, às 11h 12min
Ascom

Parecer do Ministério Público Eleitoral expedido nesta quinta-feira, 24 de maio, aponta dupla inelegibilidade da senadora-candidata a governadora na eleição suplementar do Tocantins, Kátia Abreu, e pede que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negue o registro da candidatura, deixando a congressista fora da eleição complementar do próximo dia 3 de junho. O documento é assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros.

Para o Ministério Público, Kátia Abreu não cumpriu dois requisitos básicos para disputar a eleição: estar filiada a um partido político há pelo menos seis meses antes do pleito e ter se desincompatibilizado do comando de federação estadual ao menos quatro meses antes da eleição.

A senadora se filiou ao PDT somente no dia 22 de março, portanto menos de três meses antes da eleição de junho. Além disso, ela só se afastou da presidência da FAET (Federação da Agricultura do Estado do Tocantins) em 27 de fevereiro, também bem depois do vencimento do prazo de quatro meses para ter saído do posto e estar apta à disputa.

“Na situação dos autos, é incontroverso que, além de não preencher a condição de elegibilidade de prévia filiação partidária – prevista no art. 14, § 3º, V, da Constituição da República, com prazo definido no art. 9º da Lei das Eleições –, a candidata incorre em causa de inelegibilidade prevista no art. 1º, III, “a”, c/c art. 1º, II, “g”, da Lei Complementar nº 64/90, que afirma serem inelegíveis para o cargo de governador ‘os que tenham, dentro dos 4 (quatro) meses anteriores ao pleito, ocupado cargo ou função de direção, administração ou representação em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo poder Público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social’”, ressalta o parecer.

Jurisprudências embasam parecer

Ao longo do documento, que tem 11 páginas, o MP aponta em diversas ocasiões, inclusive com jurisprudências, que prazos constitucionais e da legislação infraconstitucionais não podem ser relativizados nem mesmo em eleições suplementares, por mais injusto que possa parecer. Além disso, o documento frisa que o protagonismo político precisa ser dos partidos e não individuais.

“O protagonismo político, em uma verdadeira democracia com feições representativas, não recai sobre as pessoas dos atores políticos, mas sim sobre as agremiações partidárias que lhes dão concretude. A impossibilidade de participação no pleito de um pretenso candidato – por desatender aos requisitos legais – não retira da sua agremiação a possibilidade de propor um vasto leque de representantes das suas propostas ideológicas à sociedade, para que escolha livremente”, sustenta.

O julgamento do registro de Kátia Abreu está marcado para o dia 29 de maio.


Cinco sinais que indicam que alguém pode ter Alzheimer

Cinco sinais que indicam que alguém pode ter Alzheimer

sexta, 25 de maio de 2018, às 10h 29min
Terra

O Alzheimer normalmente se desenvolve aos poucos, ao longo dos anos. Especialistas dizem que nem sempre a doença é óbvia, porque os sintomas se parecem com o de outras enfermidades.

Estima-se que 850 mil pessoas no Reino Unido tenham Alzheimer. No Brasil, o número ultrapassa 1,2 milhão, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.

Os sintomas são um reflexo da morte de células do cérebro. A doença é neurodegenerativa, o que significa que uma pessoa com Alzheimer passa a ter cada vez menos células e conexões nervosas.

Como identificar os sintomas?

É mais sério do que esquecer a chave do carro

Os sintomas de alerta costumam ser mais sérios do que simplesmente esquecer coisas ocasionalmente.

Todos nós podemos esquecer onde deixamos a chave do carro ou ter dificuldade para lembrar o nome de algumas pessoas. Esquecer coisas é uma consequência natural do envelhecimento - não é, necessariamente, sinal de Alzheimer ou de outro tipo de demência.

Já a perda de memória é algo mais sério e costuma ser um dos principais sinais da doença. E a memória recente costuma ser a mais afetada. Pessoas nos primeiros estágios do Alzheimer podem esquecer conversas que acabaram de ter ou até o que fizeram 10 minutos antes.

Problemas de memória podem levar a repetições de falas e ações, ou dificuldade em lembrar de acontecimentos recentes. Esses sintomas acabam prejudicando tarefas de rotina, como seguir uma receita ou usar um cartão bancário.

Como que se faz um chá ou café?

Atividades do dia a dia podem se tornar desafiadoras nos primeiros estágios do Alzheimer. Fazer um café ou chá obviamente não são tarefas complicadas ou que requeiram raciocínio complexo.

Mas quem tem Alzheimer, muitas vezes, sofre para saber qual o próximo passo em atividades como essas. No começo, as alterações podem ser pequenas demais para serem notadas, mas vão piorando ao longo do tempo, a ponto de afetar a rotina.

Podem surgir problemas na fala e mudança na linguagem, com o esquecimento frequente de palavras.

Até a aparência de quem tem Alzheimer pode acabar mudando com o tempo, se a doença afetar a rotina de tomar banho e se vestir todo dia de manhã, por exemplo.

O que eu vim fazer aqui?

Não saber bem onde você está ou o motivo de estar ali é outro sintoma comum. As pessoas diagnosticadas com Alzheimer podem se perder, especialmente em lugares com os quais não são familiarizados. Mas a desorientação pode ocorrer em casa também.

Elas podem se confundir de quartos e ambientes, e não reconhecer esses espaços. A confusão também pode significar não saber que dia é hoje ou até em que mês estamos.

Mudanças de humor

Alguém que esteja experimentando todos os sintomas listados acima possivelmente também está demonstrando sinais de mudança de humor e personalidade.

Uma pessoa com Alzheimer pode ficar facilmente chateada ou irritada, se frustrar com mais frequência ou perder a confiança em si mesma.

Isso pode provocar a perda de interesse em atividades diárias. O paciente pode ficar menos flexível e mais hesitante a experimentar coisas novas. Ansiedade e agitação normalmente acompanham essas mudanças.

A maioria das pessoas sabe que algo está errado
Kathryn Smith, da Alzheimer's Society, no Reino Unido, destaca que esse tipo de demência "não é uma característica natural do envelhecimento, é uma doença do cérebro".

E o Alzheimer não afeta apenas pessoas idosas. Mais de 40 mil pessoas com menos de 65 anos têm a doença no Reino Unido.

Segundo Smith, a maioria das pessoas com Alzheimer percebe que algo está errado. Ela destaca que é importante procurar um médico para um diagnóstico preciso, e lembra que é possível ter qualidade de vida com a doença durante vários anos.

 

Trapalhada da CBF faz plano de Tite fracassar

Trapalhada da CBF faz plano de Tite fracassar

sexta, 25 de maio de 2018, às 09h 51min
Terra

A intenção de Tite era das melhores: revelar os 23 convocados à Copa, mas manter sigilo sobre os jogadores que comporiam a lista com 35 pré-inscritos no Mundial para não criar falsas expectativas em quem ficou fora, mas poderia ser aproveitado caso ocorresse algum corte. Mas nenhum integrante da comissão técnica ou da diretoria da CBF se lembrou de um "pequeno" detalhe: por determinação da Fifa, mesmo quem está na lista de espera fica impedido de atuar por seus clubes - a "quarentena" está ativa desde segunda-feira.

Uefa e Conmebol se anteciparam e conseguiram liberações para os envolvidos na final da Liga dos Campeões e na Libertadores. A CBF dormiu no ponto, não pediu nada, e agora esses jogadores viraram baixas nos torneios nacionais até julho, como Dudu já desfalcou o Palmeiras contra o América-MG, pela Copa do Brasil.

O plano de Tite se transformou em fracasso completo. Por força da regra, a CBF será obrigada a abrir a pré-lista e, pior, forçará as equipes e perder jogadores importantes para a sequência do Brasileirão, a não ser que consiga uma autorização especial da Fifa. Pode ser tarde demais...

 

SEM QUERER APARECER, CÂMARA DE PARAÍSO APOIA E AJUDA CAMINHONEIROS DESDE O PRIMEIRO DIA DA GREVE

SEM QUERER APARECER, CÂMARA DE PARAÍSO APOIA E AJUDA CAMINHONEIROS DESDE O PRIMEIRO DIA DA GREVE

sexta, 25 de maio de 2018, às 09h 29min

Da Redação


Solidários ao movimento dos caminhoneiros, que lutam pela diminuição do preço do petróleo, os Vereadores de Paraíso do Tocantins declararam apoio à classe desde o primeiro dia da greve.

Ao contrário de muitos, os Parlamentares preferiram não divulgar a ação que é feita através de doações de água e lanches.



“A greve dos caminhoneiros é uma luta de todo o povo brasileiro e nós os apoiamos porque também entendemos que é injusto o elevado valor do petróleo no País” disse o presidente da Câmara, professor Deley Oliveira.

Mesmo não sabendo quando a greve vai terminar, os vereadores paraisenses já confirmaram que, enquanto houver greve, a Casa manterá o apoio aos caminhoneiros.

O movimento iniciou na última segunda-feira, dia 21, e chega ao seu quinto dia. Apesar da divulgação por parte de setores do Governo Federal, de que teria havido um acordo para suspensão da greve, a classe desmentiu a informação e mantém a paralização.
 

Gasolina chega a R$ 9,99 em Brasília; motoristas fazem fila em postos

Gasolina chega a R$ 9,99 em Brasília; motoristas fazem fila em postos

quinta, 24 de maio de 2018, às 12h 10min

G1


O aumento do preço dos combustíveis e a paralisação dos caminhoneiros geraram correria de motoristas atrás dos postos do Distrito Federal, que passaram a “ostentar” uma fila extensa. Além de ter menos gasolina nas bombas, o pouco que ainda resta está com o preço alto: o litro chegou a R$ 9,99 na madrugada desta quinta-feira (24).

O litro “recordista” flagrado pela TV Globo é de Águas Claras. “Todos que estavam na fila abasteceram a esse preço”, contou o servidor público Alex Nunes.

“E houve também negativa dos frentistas em emissão da nota fiscal. Criou-se até um alvoroço aqui inicialmente no posto. Todos nós estamos totalmente indignados aqui por conta do oportunismo dos empresários”, afirmou outro cliente, o empresário Adriano Galeno.

Por causa disso, meia hora depois, o valor caiu pra R$ 5,99. Ninguém do posto quis falar sobre o assunto.

Na 214 Sul, a gasolina chegava a R$ 4,85. “Só vou botar o suficiente para eu trabalhar só. Essa noite. E aí depois seja o que Deus quiser”, disse o motorista de aplicativo. A gerência disse que o estoque do posto, com 20 mil litros, talvez não durasse até o dia seguinte.

No centro de Taguatinga, a reportagem da TV Globo encontrou o preço mais barato: R$ 4,21 o litro. Mas a fila chega a dobrar o quarteirão. Os carros ocuparam uma faixa da pista, atrapalhando a parada de ônibus. Segundo os frentistas, das seis bombas, só restam duas. Depois disso, acaba o combustível.

O servidor público Marco Antônio Santos saiu da Asa Sul até aquele posto. Abasteceu o suficiente para chegar até lá. “[Estou buscando um posto há] Quatro horas. Peregrinando posto a posto procurando para colocar gasolina.”

No posto ao lado, o álcool e a gasolina acabaram. “O nosso caminhão foi até a refinaria. Só que chegando lá, eles não conseguiram abastecer o caminhão. Então, já foi sem gasolina e voltou sem a gasolina”, declarou o frentista Erick Ferreira.

Decisão judicial

Na quarta, a Justiça proibiu o bloqueio de caminhoneiros na distribuidora da Petrobras no SIA. A Polícia Militar negociou a saída de 16 caminhões com combustíveis, mas 20 minutos depois, a escolta foi cancelada. Manifestantes disseram que os motoristas que estavam na distribuidora não quiseram sair.

Gás de cozinha

E a paralisação preocupa outro setor: o de gás de cozinha. O sindicato que representa a categoria disse que a situação pode piorar. No entanto, não há previsão de reajuste no preço do gás.

“Desde ontem hospitais, presídios, shoppings: as companhias não conseguiram fazer os abastecimentos que já estavam programados”, afirmou o presidente do sindicato das empresas, Sérgio Costa.

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
Portal Benício - Compromisso com a Verdade - Todos direitos reservados
Rua Araguaia, 600. Centro - Paraíso do Tocantins - (63) 3602-1366 - 9.9975-8218 - elvecinobenicio@hotmail.com
Desenvolvido por ArtemSite - Tecnologia em Internet | Agência Digital | Criação de Sites, Marketing Digital e Hospedagem Web